APITERAPIA

Conheça os Produtos da Colmeia

Produtos da Colmeia

A apiterapia é uma terapia alternativa que utiliza produtos “COLMEIA” derivados das abelhas como o mel, pólen, própolis, geleia real, cera ou até mesmo o veneno para promover ações analgésicas e anti-inflamatórias no corpo.

As origens do uso de produtos das abelhas são antigas, há relatos sobre a utilização há mais de 5 mil anos, especialmente pela cultura chinesa, egípcia e grega. Mas a apiterapia é conhecida há mais de 100 anos e, recentemente, foi incorporada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como terapia alternativa.

Desse modo, o objetivo da apiterapia é fazer com que o organismo produza substâncias de defesa para fortalecer a imunidade. Existem diversos estudos mostrando que este método é eficaz especialmente no tratamento de doenças de pele, das articulações, gripes e resfriados e do sistema imunológico.

Contudo, o tratamento não é recomendado para todos. De acordo com especialistas, gestantes e pessoas com alergia a abelhas, com úlceras, acometimento renal ou hepático, câncer ou doenças cardiovasculares não podem realizar o procedimento. 

MEL

O mel é um alimento natural e nutritivo, facilmente assimilado pelo organismo humano, fornecendo principalmente energia: 100g de mel fornecem 320Kcal. É considerado alimento, pois contém aminoácidos, sais minerais, vitaminas e enzimas, substituindo com vantagens muitos adoçantes. Também é muito utilizado em fármacos e cosméticos. Atribuem se ao mel valiosas propriedades que ajudam na melhora de enfermidades hepáticas, renal, pulmonares, digestivas, dermatológicas, inflamatórias e outras. Na opinião de alguns pesquisadores, o mel e a geleia real exerce ação anti micótica, o que explica a rara ocorrência de câncer entre os apicultores.  Fazer uso do mel no lugar do açúcar é a mais sábia decisão que uma pessoa pode tomar, pois nos previne ou melhora nossas enfermidades e nos ajuda a ter uma vida saudável e produtiva.

PRÓPOLIS

A própolis protege a colmeia contra micróbios nocivos e outros males. Para o ser humano, age na prevenção da saúde. É um antibiótico natural, fortalece o sistema imunológico, é antioxidante, antiinflamatório, cicatrizante, antibacteriano, anestésico e antiviral. Benefícios: 

1. Possui ação anti-inflamatória; 

2. Fortalece o sistema imunológico; 

3. É um antibiótico natural; 

4. Diminui sensação de irritabilidade na garganta; 

5. Auxilia no mal hálito.

PÓLEN

O pólen de abelhas é uma importante fonte natural de proteínas, gorduras benéficas, vitaminas B, C, D, E, beta caroteno, cálcio. Magnésio, selênio, ácidos nucleicos, lecitina e cistina, que são comprovados cientificamente por sua capacidade de fortalecer a imunidade e gerar excelente saúde e vitalidade. Sua composição química e altamente complexa é considerada o alimento mis rico encontrado na natureza. Contem todos os aminoácidos, incluso os essenciais, também contem todas as vitaminas exceto a vitamina A, porem tem grande quantidade de caroteno(provitamina A) que são transformadores no processo digestivo em vitamina A. Toda esta fonte de alimento por ser orgânico é facilmente assimilado pelo organismo. Suas virtudes nutritivas, energéticas e metabólicas que não temos dúvida se destacam especialmente as seguintes:

GELEIA REAL

A geleia real é uma substância secretada pelas abelhas jovens, por meio das glândulas hipofaringeanas, suplementada com enzimas das glândulas mandibulares. Serve como alimentação da rainha e das abelhas na fase larval. Possui coloração branco-leitosa, sabor e odor fortes e consistência cremosa. Contém água, açúcares, sais minerais, aminoácidos essenciais, enzimas e vitaminas. Indicações Para o ser humano, a geleia real é indicada para fins dermatológicos, reposição de aminoácidos, como revitalizante, regenerador das células e estimulante da imunidade. Composição Química: Tem um PH médio de 3,6  A geleia real é o mais complexo e nutritivo alimento produzido por qualquer animal inseto ou planta. Consiste das vitaminas A, C, D, e E, sendo uma rica fonte do complexo B e vitaminas correlatas, tais como Biotina, Acido fólico, e inositol. A geleia real é também a única fonte mais rica de ácido pantotênico natural, conhecido pela sua aptidão para reduzir os níveis de stress, dentre outras capacidades. Na geleia real são encontrados vinte aminoácidos, com concentrações mais altas de Cistina, Lisina e Arginina.

POMADA DO VENENO DA ABELHA

Indicação: tratamento de inflamações causadas por reumatismo, artrite, artrose, faringite, espondiolite, varizes, nervo ciático e sinusite. Modo de usar: aplicar e friccionar nos locais das dores duas a três vezes ao dia. Em casos mais rebeldes insistir no tratamento aumentando as aplicações para quatro vezes ao dia. Precauções: não deve ser usado por pessoas altamente alérgicas ao veneno de abelha. Manter longe do alcance de crianças. Não ingerir.

CERA

Um dos melhores benefícios da utilização de cera de abelha na cosmética é caracterizado pelo seu poder de hidratação da pele. Ao contrário dos emolientes artificiais, a cera contém vitamina A, fornece hidratação de longa duração e reduz a oleosidade. Suas propriedades antigermicidas auxiliam na cura de pequenos cortes na pele, escoriações, arranhões e feridas.

APITOXINA

O veneno das abelhas é um conjunto de substâncias biológicas muito ativas, porem contem partes voláteis, uma vez extraído da glândula da abelha se mantem estável por um curto período de tempo a menos que se congele o produto. Por isso é impossível produzir medicamentos orais ou injetáveis que contenham a apitoxina estável. Esta dificuldade obriga o apiterapeuta se utilizar de abelhas vivas nos tratamentos de artrites, osteoartrites, esclerose múltipla e outras enfermidades.

REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO

error: Content is protected !!